Lista de Animes Recomendados pelo Yorozuya

Carrossel Geek - Imagem Destacada (Lista de Animes Recomendados pelo Yorozuya)
18 de janeiro de 2025
Última Atualização: 4 dias atrás
Sumário

Olha só… eu sei muito bem que sou um simples João Ninguém e que uma lista de animes recomendados por mim não deve ter o mesmo apelo de uma lista do mesmo tipo, assinada pelo Papa ou… Jesus, sei lá! Contudo, isso não quer dizer que não posso falar sobre os animes que eu assisti e que podem acabar sendo interessantes para você também, não é verdade?

Então, vamos combinar o seguinte: sempre que você estiver sem saber o que assistir e quiser uma recomendação de um mero mortal que já trocou muitas horas do bom e velho convívio social, só para ficar assistindo aos mais diversos tipos de animes, é só embarcar neste carrossel (o que quer dizer que você só precisa voltar sempre neste post, beleza?).

Mas, antes de abrir esta lista de animes recomendados, peço que você dê uma olhada nas regras que estão logo abaixo…

As regras desta lista de animes recomendados pelo Yorozuya

Como você já deve saber, sou obrigado (pela lei do Carrossel Geek) a apresentar as regras que nortearam a elaboração da seleção. Assim, posso ter a certeza de que você e eu vamos seguir a mesma linha de raciocínio. Então, confira…

  • Minha lista de animes recomendados só tem séries que apresentam um final, ou seja, nada de cliffhangers por aqui (de nada);
  • A lista não é um ranking. Não há melhor ou pior e a ordem das menções não quer dizer muita coisa;
  • Só vou recomendar animes que eu assisti até o fim;
  • A lista vai ser atualizada sempre que eu acabar de assistir a um anime ou quando eu encontrar um tempo para citar séries que assisti num passado mais longínquo.

Ok… agora que as cartas foram colocadas sobre a mesa, podemos começar com o melhor anime de todos os tempos (e essa é apenas a opinião de um mero João Ninguém, então, nem precisa perder tempo discutindo sobre isso).

Gintama (2006)

Para a surpresa de zero pessoas, a pessoa de nickname Yorozuya decidiu abrir a sua lista de animes recomendados com o eterno Gintama. Bem, todo mundo sabe que a série é uma palhaçada só, mas tem algo de mágico na história e nos personagens criados por Hideaki Sorachi.

Particularmente, eu considero a ideia de um Japão feudal dominado por alienígenas simplesmente brilhante, mas acho que Gintama é genial por não se levar a sério. Aliás, nem mesmo nos momentos mais tensos, os personagens deixam de fazer piada. E é bom destacar que esse é um anime que transforma a falta de papel higiênico no banheiro em um conflito psicológico que dura um episódio inteiro.

Vivy: Fluorite Eye’s Song (2021)

Agora que eu já tirei o apelão do caminho, a lista pode começar de fato. Nesse caso, Vivy: Fluorite Eye’s Song é uma pérola que eu encontrei no Crunchyroll e que marcou a minha mente. De forma resumida, a série apresenta uma história que se arrasta por mais de cem anos e coloca uma androide cantora no papel de grande salvadora da humanidade.

E o mais interessante é que, ao longo dos 13 episódios da série, a gente pode acompanhar saltos de muitos anos, pois a salvação da humanidade depende de algumas correções em eventos específicos, que acabaram fazendo os androides decidirem se voltar contra seus criadores. Detalhe: certos pontos da história são bem emocionantes e o final é simplesmente espetacular.

ID: Invaded (2020)

Ainda nessa pegada meio sci-fi, temos o surpreendente ID: Invaded. Esse é mais um anime incrível que eu encontrei zapeando pelo catálogo do Crunchyroll e que vale cada minuto de atenção. A história começa meio sem pé nem cabeça, mas logo percebemos que estamos acompanhando a história de um detetive brilhante, chamado Sakaido.

No entanto, por conta de um sistema que dá a esse investigador a capacidade de mergulhar para dentro das mentes dos assassinos, a trama acaba ficando bem distante daquilo que se espera de uma história de detetive mais tradicional. E o legal é que a coisa toda vai ganhando uma profundidade enorme à medida que as revelações vão sendo feitas. Imperdível!

Jūni Taisen: Zodiac War (2017)

Eu sei que muitos supostos especialistas em animes da web não costumam falar bem do Jūni Taisen: Zodiac War, mas a verdade é que, apesar de não ser brilhante, o anime oferece um Battle Royale sem igual. Além do mais, eu costumo dizer que o episódio de abertura da série é um dos mais bem construídos que eu já conferi.

Não à toa, ao recomendar o anime, eu sempre digo: “assista ao primeiro episódio e, se toda a construção da primeira história e seu desfecho surpreendente não chamarem a sua atenção, nem precisa continuar com a maratona”. Lembrando que são apenas 12 episódios, o que quer dizer que essa é uma opção perfeita para quem está sempre à procura de animes curtos.

ReLife (2016)

De tempos em tempos, eu costumo curtir séries com uma pegada mais slice of life, só para relaxar. E dentro desse grupo, o primeiro exemplo que sempre vem à minha mente é ReLife. O anime tem 13 episódios (+4 OVAs que finalizam a série) e conta a história de um adulto problemático, que ganha a chance de participar de um experimento que dá a ele a chance de voltar ao ensino médio.

Sim, a premissa é meio fantasiosa, mas a gente acaba embarcando nela e é muito interessante acompanhar o dia a dia desse adulto preso em um corpo de adolescente. E, claro, alguns personagens ótimos ajudam a deixar as coisas mais interessantes, assim como alguns dramas e uma boa dose de romance. Em outras palavras, essa é mais um opção imperdível desta lista de animes recomendados.

Tokyo Magnitude 8.0 (2009)

As pessoas costumam dizer que eu tenho um coração meio duro e não me emociono fácil. E é verdade. Por isso, dentre todos os animes que eu já assisti, Tokyo Magnitude 8.0 foi o único que me deixou com vontade de chorar, apesar de eu não ter chorado. Acho que o desfecho da história, da forma que ele foi apresentado, me pegou de surpresa.

Em linhas gerais, essa série tenta simular, com certo grau de precisão científica, o que aconteceria se um terremoto de intensidade 8.0 (na escala Richter) atingisse a capital do Japão. Nesse contexto caótico, temos a chance de acompanhar duas crianças tentando voltar para casa e é óbvio que as coisas ficam bem dramáticas ao longo da jornada.

Run with the Wind (2018)

Bem, eu não costumo acompanhar animes de esportes, mas Run with the Wind conseguiu chamar a minha atenção por apresentar uma pegada mais madura. De modo geral, acho que esse é um seinen slice of life esportivo incrível, que conta a história de um grupo de corredores que são convencidos a participar de uma maratona desafiadora.

Como não poderia deixar de ser, a história acaba deixando uma boa série de lições sobre determinação, já que os personagens têm que se esforçar muito para poder ficar entre os melhores. E sim, quando as disputas acontecem de fato, elas são bem envolventes e a gente até começa a torcer para os caras se darem bem.

Planetes (2003)

Normalmente, eu só decido apostar em um novo anime após confirmar se ele já foi concluído e se a premissa básica chamar a minha atenção. Bem, Planetes passou por esse filtro e conseguiu me cativar logo no primeiro episódio, pois ele apresenta a ideia dos lixeiros espaciais de uma forma única e logo desperta a curiosidade de quem curte histórias com uma pegada sci-fi.

E o mais interessante é que, apesar do tom de ficção científica, o anime acaba sendo um verdadeiro slice of life, pois os episódios apresentam o dia a dia dos lixeiros espaciais e os desafios de uma possível profissão do futuro. Como bônus, ainda temos belos personagens e uma conspiração que deixa as coisas um pouco mais tensas.

Death Parade (2015)

Outro anime que me cativou com sua premissa única foi Death Parade. Em seus 12 episódios, a série nos apresenta a um bar no além-vida, que funciona como a última parada antes de os humanos irem para a reencarnação ou o banimento para o vazio. E o julgamento dos convidados é feito por meio de alguns jogos que revelam a verdadeira natureza dos participantes.

Pois é! A coisa toda é bem diferente e a execução é impecável, pois os jogos são bem criativos e as resoluções acabam nos levando a repensar muitas das decisões que tomamos. E é claro que há uma trama se desenvolvendo enquanto os testes são feitos, mas, só pela premissa única, Death Parade já merece um lugar em qualquer lista de animes altamente recomendados.

Buddy Daddies (2023)

Infelizmente, Buddy Daddies foi lançado quando o anime SPYxFAMILY já tinha se tornado uma grande febre, o que o fez ficar em segundo plano. E a verdade é que a série realmente merece ser mais conhecida, pois a trama gira ao redor de dois assassinos que são contratados para eliminar um alvo e acabam sendo forçados (de certo modo) a adotar a filha dele.

Obviamente, a garotinha, alheia a toda a maldade ao seu redor, acaba mexendo com os corações dos assassinos, fazendo-os querer mudar de vida. Assim, ao longo dos episódios, podemos conferir situações hilárias, uma boa dose de drama e algumas sequências de ação muito boas, sem contar que a tensão inerente ao contexto sombrio é muito bem construída.

91 Days (2016)

E ao citar uma série com assassinos e a máfia, acabei me lembrando do excelente 91 Days. Esse é outro anime curto imperdível, que apresenta como maiores destaques: uma jornada de vingança muito bem desenvolvida e um personagem principal que se encaixa perfeitamente com o arquétipo de anti-herói.

De forma resumida, o anime gira ao redor do jovem Angelo Lagusa, que viu sua família ser assassinada pela máfia e decide se vingar. Detalhe: a trama se desenrola lá nos Estados Unidos, durante a era da Lei Seca, o que quer dizer que a série apresenta um retrato bem interessante daquela máfia que os filmes da franquia O Poderoso Chefão ajudaram a popularizar.

A Place Further than the Universe (2018)

Sabe aqueles animes que te inspiram? A Place Further than the Universe segue por essa linha. O anime conta a história de quatro garotas que embarcam em uma jornada até a Antártida. E o interessante é que não há nada de fantasioso ou espetacular, trata-se de uma história bem pé no chão, que ainda nos oferece vários momentos de reflexão.

Cabe destacar também que uma das jovens tem um motivo especial para ir até o continente gelado e é com a história dela que a gente acaba se emocionando no fim das contas. Ainda assim, toda a série é um espetáculo capaz de deixar qualquer pessoa no maior alto astral.

Monster (2004)

Muita gente não gosta do ritmo do lendário Monster e há até quem diga que a série nem é tão boa, mas eu adorei. A jornada e os dilemas enfrentados pelo Dr. Tenma são bem complexos e o vilão, o maldito Johan Liebert, tem uma presença impressionante, mesmo sem aparecer tanto nos episódios (e algumas coisas que ele faz realmente nos surpreendem).

Vale lembrar que a série apresenta 74 episódios e isso costuma assustar muita gente, mas eu me lembro da minha relutância antes de começar a assistir e também de como eu fiquei querendo consumir um episódio atrás do outro, assim que a trama começou a girar de fato. Enfim, esse não é um anime fácil de digerir, mas, para mim, a maratona vale muito a pena.

Rainbow: The Seven from Block 2, Cell 6 (2010)

Mais conhecido apenas pelo nome Rainbow, esse anime geralmente cativa quem decide parar para curtir seus 26 episódios. A história é triste, os dramas são muitos, mas é quase impossível não começar a torcer pelos jovens que protagonizam a série e vivem dias de cão em um reformatório.

Logicamente, esses personagens e suas histórias de vida acabam ficando no centro das atenções, mas o anime também se destaca por apresentar uma visão geral do Japão pós-guerra e de todos os desafios vividos pelas pessoas de classe baixa durante essa época sombria da história japonesa. Sem dúvidas, essa é uma série que vai prender a sua atenção.

Gungrave (2003)

Derivado de um jogo lançado em 2002, para o PlayStation 2, Gungrave é um anime que marcou a minha memória. Sinceramente, a parte do futuro da história, com os elementos sci-fi, não me pareceu tão interessante, mas ela acaba sendo um desfecho adequado para toda a construção feita ao longo da série (e essa construção é bem realista).

No fim das contas, o anime apresenta os eventos que levaram o personagem Grave a voltar dos mortos e encarar os desafios do game, ou seja, temos uma espécie de prólogo, que envolve conflitos com a máfia, uma boa dose de romance, traições, personagens excelentes… enfim, as pessoas não falam muito sobre essa série, mas ela não poderia ficar de fora desta minha lista de animes recomendados.

Elegant Yokai Apartment Life (2017)

Como uma das raças da minha série de livros é inspirada nos Yōkai, animes com esses seres do folclore japonês sempre estão na minha mira. Nesse caso, o divertido Elegant Yokai Apartment Life acaba despontando como um dos maiores destaques, por combinar elementos sobrenaturais com dramas bem reais e aquela boa dose de slice of life (e tem até uma personagens típicas dos animes ecchi).

De forma resumida, o anime conta a história de um jovem que perdeu os pais e foi morar com os tios, mas sempre quis ser independente. Daí, quando ele se formou, decidiu seguir seu próprio rumo, mas teve que ser forçado (pela falta de grana) a alugar um apartamento em uma mansão sinistra, que é habitada por seres fantásticos e alguns humanos excêntricos. Muito bom!

Fullmetal Alchemist: Brotherhood (2009)

Se você estava achanando que a minha lista de animes recomendados não teria os chamados medalhões, já pode relaxar, pois Fullmetal Alchemist: Brotherhood está aqui. Eu geralmente fujo dos shōnen mais populares, mas temos que concordar que essa série tem uma pegada bem mais madura e a história dos irmãos Elric é memorável.

Falar sobre Fullmetal Alchemist: Brotherhood é chover no molhado, pois o anime é um dos melhores de todos os tempos. A trama é envolvente, os personagens são ótimos, a alquimia é intrigante (e é explorada de uma forma muito original), as sequências de ação são incríveis e por aí vai… Realmente, com essa série, não tem erro!

Steins;Gate (2011)

Tudo que envolve manipulação do tempo acaba chamando a minha atenção de alguma forma e isso explica por que Steins;Gate se tornou um dos animes que eu mais costumo recomendar. A série foca em um grupo de amigos que conseguiram transformar um micro-ondas em uma máquina capaz de enviar mensagens para o passado.

Com essa invenção, os jovens mexem com as linhas temporais de várias formas e são arrastados para uma grande conspiração. E como mexer com o tempo sempre tem consequências pesadas, certos dramas acabam surgindo para deixar a história ainda mais envolvente. Detalhe: há um curioso Steins;Gate 0, que funciona como uma continuação/história alternativa e também merece atenção.

Erased (2016)

Ainda falando sobre viagens no tempo nesta lista de animes recomendados, temos aqui o excelente Erased. Essa é outra série que costuma ser criticada pelo ritmo mais lento, mas eu sempre a recomendo quando alguém pede por uma indicação de anime com uma pegada mais madura. Aliás, apesar de a ideia de voltar no tempo ser fictícia, a história é bem realista.

Em suma, a trama gira ao redor do entregador de pizza Satoru, que sonha em ser um mangaká e tem a habilidade de voltar no tempo. Por não conseguir controlar esse poder, o personagem acaba sendo enviado para sua infância em dado momento e aí ele se vê forçado a resolver um caso de homicídios em série, que impactou as vidas de muita gente ao longo dos anos.

86 (2021)

Como você já deve ter percebido, premissas únicas despertam a minha curiosidade. Nesse sentido, 86 é mais um belo exemplo. Afinal, a série apresenta uma guerra contra um sistema de inteligência artificial que perdeu o controle, mas se destaca mesmo por colocar humanos considerados descartáveis para lutar em uma guerra que eles não têm qualquer esperança de vencer.

Apesar da pegada sci-fi, esse anime se destaca mesmo por explorar temas mais realistas, como a discriminação, ideias de supremacia racial, etc. Além do mais, a forma como a trama se desenrola e é encerrada é muito emocionante (e as batalhas eletrizantes são um bônus muito bem-vindo).

Bakuman (2010)

Quem diria que uma série focada nas jornadas de mangakás poderia ser incrível, não é verdade? Na minha visão, Bakuman é uma daquelas pérolas que mereciam ser muito mais conhecidas do que realmente são, pois o anime revela muito sobre a indústria dos mangás e ainda nos presenteia com belas histórias e personagens memoráveis.

Observando de forma rápida, Bakuman tem uma premissa simples: dois jovens que decidem se tornar mangakás. No entanto, a forma como essa premissa é executada é simplesmente brilhante e até nos deixa com vontade de conferir os mangás e animes derivados das invenções dos protagonistas e dos brilhantes coadjuvantes (o Nizuma Eiji é um espetáculo à parte).

Compartilhe esta lista de animes recomendados pelo Yorozuya!

Por conta da minha mania de só assistir animes completos, sei muito bem que acabei deixando algumas das séries do momento de fora e não tem jeito, só vou assistir a essas produções quando elas forem concluídas, pois odeio histórias inacabadas e não gosto de ficar esperando por temporadas que podem nunca chegar.

Ainda assim, acho que a minha lista de animes recomendados tem um nível médio de qualidade muito elevado e uma diversidade enorme. Por isso, peço que não deixe de compartilhá-la na redes sociais (e pode marcar o Carrossel Geek). Desse modo, mais pessoas vão poder conhecer séries que merecem total atenção. Enfim, agradeço a você, que chegou até este ponto do post e prometo que vou fazer o possível para continuar fazendo belas recomendações.

Picture of Yorozuya
Yorozuya
Ainda trabalhando na série de livros que vai ser o seu "One Piece", Yorozuya é um "faz-tudo" profissional que produz milhares de palavras por dia e ainda arruma tempo para games, animes, livros, vida social não, jogos do Arsenal e um bom vinho.
Compartilhe o post:

Em Alta

21 Animes Ecchi com “sex appeal” e boas histórias
Animes Curtos: 21 épicos com 13 episódios ou menos!
Jogos Metroidvania: 21 títulos obrigatórios para os fãs do gênero
21 Jogos para PC Fraco tão leves quanto imperdíveis
Tougen Anki: Dark Demon of Paradise vai receber uma adaptação em anime

Confira também...

Carrossel Geek - Imagem Destacada (Jogos para PC Fraco)
21 Jogos para PC Fraco tão leves quanto imperdíveis
Carrossel Geek - Imagem Destacada (Animes Ecchi)
21 Animes Ecchi com “sex appeal” e boas histórias
Carrossel Geek - Imagem Destacada (Jogos Metroidvania)
Jogos Metroidvania: 21 títulos obrigatórios para os fãs do gênero