Jogos Metroidvania: 21 títulos obrigatórios para os fãs do gênero

Carrossel Geek - Imagem Destacada (Lista com Jogos Metroidvania)
Sumário

De modo geral, os jogos metroidvania são aqueles que fazem uso das ideias que foram popularizadas pelas franquias Metroid e Castlevania. Essas duas lendas existem há muitos anos e fizeram tanto sucesso que acabaram influenciando uma grande quantidade de aventuras épicas.

E o mais interessante é que a estrutura básica dos games desse tipo, que remete a muitos jogos de plataforma, é mais fácil de ser replicada pelos devs. Por conta disso, diversos estúdios indie continuam apostando no gênero e a galera gamer sempre acaba se deparando com uma nova aventura.

Bem, como você já deve ter notado, resolvi criar este post para falar sobre jogos Metroidvania. Isto é, se você curte o gênero e está procurando por novas aventuras, sugiro que não deixe de ler até o fim, pois separei aqui alguns jogos épicos que vão prender a sua atenção por muitas horas…

As regras desta lista com jogos metroidvania

Antes de começar a apresentar a minha seleção com jogos metroidvania, sou obrigado (pela lei do Carrossel Geek) a apresentar as diretrizes que nortearam a confecção desta lista. Desse modo, você vai conhecer muito bem as regras antes de embarcar em um novo giro do Carrossel. Confira…

  • Todos os jogos metroidvania listados foram classificados pelos próprios devs como representantes do gênero;
  • A lista não é um ranking. Não há melhor ou pior e a ordem das menções não quer dizer muita coisa;
  • Alguns dos games citados apresentam mecânicas influenciadas por outros jogos ou gêneros, mas são metroidvanias em essência;
  • A seleção foi montada com base nas minhas memórias e eu só incluí jogos que já joguei em algum momento.

Ok… agora que todas as cartas estão na mesa, podemos dar início à nossa jornada…

Hollow Knight (2017)

Por ser um ícone dos jogos metroidvania, resolvi citar o incrível Hollow Knight logo no início. O game apresenta um mundo sombrio e misterioso e coloca o jogador no papel de um pequeno cavaleiro, que embarca em uma jornada épica para explorar um vasto reino subterrâneo.

Hollow Knight cativa os jogadores com sua narrativa não linear e dotada de uma enorme profundidade emocional. Sem dúvidas, esse é um game que todos deveriam experimentar pelo menos uma vez na vida. Detalhe: alguns trechos da jornada são bem complicados.

Dead Cells (2017)

Dead Cells é um metroidvania com elementos típicos dos jogos roguelike. No jogo, o player assume o controle sobre um homúnculo que se apoderou de um cadáver e deve explorar um castelo em constante mudança. O objetivo é derrotar chefes, coletar armas e habilidades, a fim de progredir e liberar novas áreas.

Vale destacar que a morte nesse jogo é permanente, mas cada corrida oferece uma experiência única (graças à geração procedural). Em suma, Dead Cells proporciona uma experiência desafiadora e altamente viciante, garantindo muitas horas de um gameplay bem divertido.

Ori and the Will of the Wisps (2020)

Ori and the Will of the Wisps é um jogo emocionante. Esse game conta a história do personagem Ori, um espírito guardião, e dá aos players a chance de conferir belos visuais desenhados à mão, uma jogabilidade fluida e uma trilha sonora envolvente.

Ao longo do caminho, o herói encontra personagens cativantes, desafios que exigem muita habilidade e segredos profundos. De forma resumida, podemos dizer que Ori and the Will of the Wisps é uma experiência mágica que combina ação, narrativa e emoção em um pacote incrível.

Blasphemous (2019)

Oferecendo uma experiência bem sombria e visceral, Blasphemous é um jogo que se destaca inicialmente pela estética pixel art detalhada e pela atmosfera macabra. De certo modo, o jogo transporta o player para um mundo gótico e repleto de horrores religiosos.

Nessa aventura, o player assume o papel de um personagem conhecido como O Penitente. Esse guerreiro silencioso está em busca de redenção e, claro, não é fácil alcançar esse objetivo. No fim das contas, Blasphemous proporciona uma experiência inquietante, mas imperdível.

Ender Lilies: Quietus of the Knights (2021)

Ender Lilies: Quietus of the Knights é um dos jogos metroidvania mais bonitos que temos à disposição. A aventura se passa em um mundo sombrio e repleto de corrupção, no qual o player assume o papel da personagem Lily (uma sacerdotisa que acorda em um castelo assolado por uma chuva mortal).

Fazendo uso de uma habilidade que a permite invocar espíritos de cavaleiros caídos, Lily deve explorar o mundo, derrotar inimigos e descobrir segredos que podem salvar a humanidade. Em outras palavras, Ender Lilies: Quietus of the Knights é um jogo memorável.

Touhou Luna Nights (2018)

Touhou Luna Nights é um dos muitos títulos da franquia Touhou Project. Nele, os jogadores assumem o papel de Sakuya Izayoi, uma empregada da mansão Scarlet Devil, que se vê presa em um mundo misterioso (e cheio de criaturas perigosas) chamado Gensokyo.

Para poder encarar os desafios, a heroína conta com curiosas habilidades de manipulação do tempo e uma grande variedade de ataques. Cabe ressaltar que Touhou Luna Nights costuma ser elogiado por sua jogabilidade frenética. Logo, é bom você se preparar para fortes emoções.

Bloodstained: Ritual of the Night (2019)

Por ser um game assinado por Koji Igarashi, o criador da franquia Castlevania, Bloodstained: Ritual of the Night não poderia ficar de fora desta lista com jogos metroidvania. O jogo segue a história da personagem Miriam e oferece um gameplay marcado por muitas mecânicas criativas.

É importante ressaltar que o objetivo da heroína é derrotar um ex-amigo, que se tornou um demônio. Logicamente, essa missão não é nada fácil e muitos obstáculos surgem ao longo do caminho. De qualquer forma, Bloodstained: Ritual of the Night é um game notável.

Valdis Story: Abyssal City (2013)

Valdis Story: Abyssal City é um daqueles metroidvanias que exploram mais as mecânicas típicas de jogos de RPG. O game se passa em uma cidade subterrânea chamada Abyssal City e dá ao jogador a oportunidade de escolher entre quatro personagens únicos.

Como não poderia deixar de ser, esses personagens têm características que deixam o gameplay bem variado. Assim, a exploração e as lutas sempre conseguem garantir a diversão. Para arrematar, ainda temos cenários belíssimos, que foram totalmente construídos com o apoio de técnicas avançadas de pixel art.

Rogue Legacy 2 (2022)

Rogue Legacy 2 é outro metroidvania que adiciona elementos típicos dos chamados roguelikes à sua fórmula. Devido a isso, o player acaba se deparando com jornadas completamente diferentes umas das outras. E mais, há muitos inimigos desafiadores e segredos a descobrir nos cenários.

Outro grande destaque do game é o fato de que cada vez que um herói morre, seu legado é passado para seus descendentes, garantindo assim a manutenção de características únicas e certas habilidades especiais. Com toda a certeza, Rogue Legacy 2 é um jogo que merece um olhar mais atento.

Dust: An Elysian Tail (2012)

Ostentando gráficos incríveis, Dust: An Elysian Tail é um clássico que merece ser experimentado por todos os fãs de jogos metroidvania. No jogo, o player assume o controle sobre Dust, um guerreiro misterioso com uma espada mágica, enquanto ele navega por um mundo encantado chamado Falana.

Em linhas gerais, Dust: An Elysian Tail combina combate fluido, exploração de mapas e elementos oriundos dos jogos de RPG para contar uma história cativante e cheia de personagens interessantes. E como o herói sofre de amnésia, as revelações feitas ao longo da jornada são surpreendentes.

Monster Sanctuary (2019)

No ponto central da lista, resolvi posicionar o excelente Monster Sanctuary, que chama atenção por combinar elementos dos clássicos RPGs de combates em turnos, com mecânicas de captura de monstros e as opções de exploração que marcam os metroidvanias.

Nesse game incrível, o player assume o controle sobre um jovem treinador de monstros, que tem a missão de salvar o santuário no qual essas criaturas e seus familiares residem. E só para constar, há até alguns monstros raríssimos que só os melhores players conseguem capturar.

Momodora: Reverie Under The Moonlight (2016)

Representando os jogos brasileiros com propriedade, Momodora: Reverie Under The Moonlight se destaca por apresentar um mundo sombrio e misterioso, no qual a sacerdotisa Kaho (personagem principal) se depara com diversos adversários, enquanto tenta encontrar a rainha.

Momodora: Reverie Under The Moonlight apresenta cenários muito bem desenhados (em pixel art) e consegue oferecer uma experiência bastante envolvente, provando que os devs do nosso país são extremamente criativos e merecem um lugar de destaque na indústria de jogos eletrônicos.

Vigil: The Longest Night (2020)

Vigil: The Longest Night apresenta uma atmosfera sombria e perturbadora, combinando elementos de horror e fantasia. O game foca na jornada da heroína Leila, uma corajosa vigilante à procura da irmã desaparecida, em uma cidade assolada por criaturas sinistras.

Desafiador e cheio de sistemas que garantem a total personalização da bela Leila, Vigil: The Longest Night oferece uma experiência imersiva e cativante, repleta de perigos e mistérios para desvendar. Então, sugiro que você não deixe de conferir essa opção.

Record of Lodoss War -Deedlit In Wonder Labyrinth- (2020)

Baseado em uma popular série de anime e romances de fantasia, Record of Lodoss War -Deedlit In Wonder Labyrinth- foca na personagem Deedlit, uma elfa valente que enfrenta inimigos mortais, enquanto explora labirintos perigosos e tenta desvendar segredos antigos.

Cabe destacar que, em termos de visual, esse game é um dos que mais remetem ao lendário Castlevania: Symphony of the Night. Devido a isso, a experiência acaba ficando ainda mais interessante para aqueles que não dispensam uma boa sessão nostalgia.

Axiom Verge (2015)

Com sua estética retrô e sua pegada sci-fi, Axiom Verge pende mais para o lado Metroid dos metroidvanias. No game, o player comanda um cientista chamado Trace e a aventura começa quanto ele desperta em um mundo estranho, depois de um acidente de laboratório.

Axiom Verge apresenta um vasto mundo interconectado para explorar, cheio de inimigos desafiadores e chefes épicos. Além do mais, Trace adquire armas e habilidades especiais ao longo da jornada, permitindo-lhe desbloquear novas áreas e superar obstáculos. Grande game!

Shantae and The Pirate’s Curse (2014)

Shantae and The Pirate’s Curse é outro representante de peso do grupo dos jogos metroidvania. Nesse game, a carismática Shantae se une ao pirata Risky Boots para recuperar suas habilidades mágicas e derrotar um mal antigo. E sim, o player pode se deleitar com o desenrolar dessa história.

Enquanto avança em sua jornada, Shantae adquire diferentes transformações, que concedem habilidades únicas e abrem novas possibilidades, em termos de exploração dos mapas. Resumindo, Shantae and The Pirate’s Curse encanta os jogadores com sua jogabilidade viciante e personagens cativantes.

Aeterna Noctis (2021)

Aeterna Noctis coloca o player no papel de um príncipe imortal que deve explorar um reino sombrio e misterioso, repleto de desafios e perigos. Felizmente, esse reino também exibe algumas construções belíssimas e a gente sempre acaba parando para observar os cenários.

Ainda assim, é com o gameplay que Aeterna Noctis realmente brilha. O protagonista conta com muitos poderes distintos e deve usá-los de forma inteligente, com vistas a superar inimigos e resolver puzzles. Além disso, a história se desenvolve de uma forma muito envolvente.

Death’s Gambit (2018)

Ambientado em um mundo sombrio e misterioso, Death’s Gambit coloca o player no papel de um guerreiro imortal em busca de desafios mortais. Sim, essa premissa é um pouco confusa, mas basta ver as coisas que o herói enfrenta para poder entender o que ele tanto procura.

Esse jogo também merece elogios por oferecer combates desafiadores e batalhas épicas contra chefões de proporções colossais. Para completar, ainda temos uma trama interessante, na qual somos forçados a fazer algumas escolhas bem complicadas. Vale a pena conferir!

Dandara (2018)

Com uma história que se passa em um mundo fictício inspirado na cultura brasileira, Dandara é um dos melhores jogos metroidvania já lançados e sua personagem principal, que dá nome ao jogo, é um verdadeiro símbolo de uma luta contra a opressão.

Para poder superar os desafios que surgem em seu caminho, Dandara faz uso de habilidades que desafiam as leis da gravidade, o que acaba deixando o gameplay cheio de possibilidades. Em síntese, o game inova dentro do gênero e encanta com sua arte impecável.

Sundered (2017)

Sundered foca na jornada da personagem Eshe, que se aventura por um mundo misterioso e perigoso, repleto de criaturas grotescas. O jogo ostenta um estilo artístico diferenciado e chama a atenção por apresentar um nível de dificuldade acima da média.

Assim como costuma acontecer com os melhores jogos do gênero, Sundered tem mapas intricados e habilidades que incitam o player a explorar sempre mais. Curiosamente, o título não é tão badalado quanto outras games semelhantes, mas realmente merece muita atenção.

Salt and Sacrifice (2022)

Colocando um ponto final nesta lista com jogos metroidvania, temos Salt and Sacrifice. O game é a sequência do dark souls 2D conhecido como Salt and Sanctuary e coloca os players no papel de um marcado. Isto é, um personagem condenado a se tornar um caçador de bruxos para expiar seus pecados.

Para poder completar as caçadas, o jogador deve explorar um vasto reino, adquirir habilidades, equipamentos e aliados. E como o game tem um nível de dificuldade bem acentuado, é bom você aceitar que a morte constante faz parte da experiência ou acabará ficando com um punhado de frustrações.

Tem outros jogos metroidvania para sugerir?

Como as construções típicas do gênero tornam esses projetos mais fáceis para as desenvolvedoras indie, a gente sempre acaba encontrando novos jogos metroidvania por aí. Sabendo disso, vou ter que pedir para você me ajudar a deixar a lista ainda mais completa.

Isso mesmo! Se você puder compartilhar o post e indicar outros jogos metroidvania, mais pessoas vão ficar sabendo sobre a lista e mais sugestões serão dadas. Aliás, não se esqueça de marcar o perfil do Carrossel Geek, para eu poder dar uma olhada nas suas sugestões também.

Picture of Yorozuya
Yorozuya
Ainda trabalhando na série de livros que vai ser o seu "One Piece", Yorozuya é um "faz-tudo" profissional que produz milhares de palavras por dia e ainda arruma tempo para games, animes, livros, vida social não, jogos do Arsenal e um bom vinho.

Em Alta

21 Animes Ecchi com “sex appeal” e boas histórias
Animes Curtos: 21 épicos com 13 episódios ou menos!
Jogos Metroidvania: 21 títulos obrigatórios para os fãs do gênero
Data de estreia da 3ª temporada de KonoSuba – God’s Blessing on This Wonderful World é revelada
Jogos de Plataforma: 21 desafios que exigem habilidade e precisão

Confira também...

Carrossel Geek - Imagem Destacada (Lista com Jogos para PC Fraco)
21 Jogos para PC Fraco tão leves quanto imperdíveis
Carrossel Geek - Imagem Destacada (Lista com Animes Ecchi)
21 Animes Ecchi com “sex appeal” e boas histórias
Carrossel Geek - Imagem Destacada (Lista com Jogos de Plataforma)
Jogos de Plataforma: 21 desafios que exigem habilidade e precisão