Animes Curtos: 21 épicos com 13 episódios ou menos!

Carrossel Geek - Imagem Destacada (Lista com Animes Curtos)
Sumário

Quando busco por animes curtos, minha intenção é preencher o tempo com uma história de qualidade, mas sem ter que ficar preso a ela por diversos dias. E sim, para a minha alegria, geralmente essas buscas me colocam diante de algumas gratas surpresas.

Isto é, dentro do grupo de animes que possuem 13 episódios ou menos, é fácil a gente encontrar grandes atrações. E não, não me refiro a temporadas com 13 episódios ou menos. Estou me referindo a histórias completas, que podem ser degustadas em algumas horas.

Enfim, como você já deve ter percebido, resolvi montar esta lista justamente para apresentar alguns dos animes curtos que eu mais curti. Como irá notar, explorei diversos gêneros e tipos de história. Assim, de um jeito ou de outro, você vai acabar se deparando com a opção mais adequada ao seu estilo…

As regras desta lista com animes curtos

Antes de apresentar os 21 animes curtos que eu inclui nesta lista, sou obrigado (pela lei do Carrossel Geek) a apresentar as regras que nortearam a elaboração desta lista. Assim, posso ter a certeza de que você e eu vamos seguir a mesma linha de raciocínio. Confira…

  • Todos os animes curtos listados aqui possuem 13 episódios ou menos;
  • A lista não é um ranking. Não há melhor ou pior e a ordem das menções não quer dizer muita coisa;
  • Todos os animes curtos listados já foram concluídos;
  • A seleção foi feita com base nas minhas memórias e eu preferi não fazer menção a animes curtos que ainda não assisti.

Ok… agora que as regras deste game com animes curtos foram apresentadas, podemos avançar com esta lista!

Juni Taisen: Zodiac War (2017)

Juni Taisen: Zodiac War é um anime que surpreende já no primeiro episódio. Por conta disso, resolvi colocá-lo no ponto de abertura desta lista com animes curtos. Essa é uma opção que conta com 12 episódios e foi baseada em uma light novel homônima (que é muito boa, por sinal).

A história gira em torno de um Battle Royale que tem uma cidade fantasma como plano de fundo. Nesse ambiente desolador, 12 guerreiros (que representam os signos do zodíaco chinês) fazem de tudo para eliminar seus adversários. E mais, ao longo dos episódios, o background desses personagens é revelado de uma forma bem envolvente, sem contar que o final é do tipo mindfuck!

Canaan (2009)

Para quem curte animes curtos com cenas de ação bem movimentadas, Canaan é um prato cheio. Em seus 13 episódios, essa série nos coloca diante de personagens interessantes, que se encontram em um contexto de organizações criminosas, agências de combate ao terrorismo e por aí vai…

A produção aproveita o universo que foi criado para a visual novel 428: Shibuya Scramble, mas introduz uma nova trama e a mercenária Canaan. Enfim, temos aqui uma opção destinada a quem curte conspirações, tiroteios e sequências de ação que elevam o nível de adrenalina.

Schwarzesmarken (2016)

Produto derivado das visual novels da série Muv-Luv, Schwarzesmarken é um anime com um universo rico demais para apenas 12 episódios. Sim, apesar de a história ser concluída de forma satisfatória, quem assiste acaba ficando com a impressão de que as coisas poderiam ficar ainda melhores, se a série fosse mais longa.

De todo modo, essa é uma opção digna de nota. Além da presença dos sempre interessantes mechas gigantes, o plano de fundo é muito atrativo. Tudo se passa em uma realidade alternativa que gira em torno da divisão da Alemanha após a Segunda Guerra e da luta contra os alienígenas chamados BETA.

Devil May Cry: The Animated Series (2007)

Funcionando como uma espécie de interlúdio entre o primeiro e o quarto jogo da franquia Devil May Cry, da Capcom, Devil May Cry: The Animated Series oferece 12 episódios cheios de atrativos. Na trama, temos o icônico Dante trabalhando como o protetor de uma garotinha chamada Patty Lowell.

Obviamente, essa missão acaba se tornando um pouco mais complicada, à medida que alguns mistérios vão sendo revelados. Para completar, ainda temos alguns combates movimentados e a presença marcante de outros personagens importantes da série de jogos.

Mobile Suit Gundam: The Origin (2019)

Quando decidi assistir aos 13 episódios de Mobile Suit Gundam: The Origin, minha intenção foi mergulhar de vez no universo da franquia Gundam. E posso dizer que esse primeiro contato foi bem prazeroso, pois a série realmente nos coloca no ponto de partida de todas as histórias.

Mesmo tendo diversos atrativos, o anime acaba chamando a atenção por focar no personagem Char Aznable, que segue na direção do antagonismo. Além do mais, a série prova que a franquia Gundam vai muito além dos robôs gigantes e merece elogios por seus conflitos políticos e ideológicos.

Qualidea Code (2016)

Dentre todas as séries citadas nesta lista com animes curtos, Qualidea Code é uma das opções mais underrated. Na minha visão, essa série merecia ser mais conhecida do que é e até merecia mais episódios. Pois é! Trata-se de uma opção que conseguiu deixar marcas na minha memória.

Revelando uma história interessante (com direito a uma reviravolta incrível), os 12 episódios do anime são regados a muita ação. A história é um pouco corrida, mas certos personagens conseguem brilhar com o uso de estratégias inusitadas durante os conflitos. Enfim, vale a pena conferir!

Inuyashiki (2017)

E por falar em animes curtos que me deixaram uma ótima impressão, temos Inuyashiki, que já começa focando em uma singularidade: o protagonista tem 58 anos. Sim, a história gira ao redor de um trabalhador idoso, que acaba tendo um encontro indesejado com alienígenas e é transformado em uma máquina de destruição.

Mesmo com grandes poderes, o simpático velhinho só resolve usá-los quando descobre que outra pessoa também teve contato com os alienígenas, mas passou a usar as habilidades adquiridas para fazer o mal. E é nessa pegada que os 11 episódios se desenrolam e alcançam um desfecho épico.

91 Days (2016)

Uma boa história de vingança não pode faltar, não é verdade? Nesse caso, 91 Days é a opção perfeita. O anime conta com 13 episódios e se passa durante a época da Lei Seca, nos Estados Unidos. Como protagonista, temos o frio Angelo, que busca acabar com os responsáveis pela morte dos seus familiares.

Além da ambientação, que é potencializada por um estilo visual bem atrativo, o anime tem algumas passagens memoráveis. E como costuma acontecer em boas histórias de vingança, o personagem principal passa por uma série de conflitos morais que acabam mudando os rumos da trama.

Joran: The Princess of Snow and Blood (2021)

Apresentando 12 episódios com um estilo artístico diferenciado, o anime Joran: The Princess of Snow and Blood simplesmente apareceu no meu caminho. Pois é! Eu nunca tinha ouvido falar sobre essa série, mas acabei resolvendo dar uma chance a ela e, por sorte, não me arrependi.

Ao longo da história, acompanhamos a assassina Sawa Yukimura, que pertence a um clã de pessoas com sangue azul e busca por… vingança! Esse anime tem uma ambientação muito interessante e poderia até ter recebido mais episódios, para que os elementos do seu mundo fossem explorados com maior eficiência.

Tokyo Magnitude 8.0 (2009)

Se você pertence ao grupo daqueles que amam um drama, Tokyo Magnitude 8.0 é a alternativa certa. Como o título do anime sugere, a história gira em torno de um grande terremoto, que colocou um grupo de pessoas comuns em situações precárias. Ao todo, temos 11 episódios, mas as emoções são intensas.

Com sua animação de alta qualidade e seu compromisso com a realidade, esse anime consegue prender a atenção do início ao fim. Portanto, se você estiver com vontade de se emocionar, vale a pena separar um tempo do seu dia para consumir essa história de uma só vez (e depois secar as lágrimas).

Sakamoto desu ga? (2016)

Apresentando todos os elementos que marcam as melhores comédias do tipo nonsense, Sakamoto desu ga? é um anime que nos deixa com pensamentos do tipo que porra foi essa? Ainda assim, trata-se de uma série que tem poder para melhorar o nosso humor de forma considerável.

A história gira em torno do personagem Sakamoto, que é uma espécie de aluno perfeito. Ele é muito popular, muito maneiro e adora fazer pose. Logicamente, isso gera muita inveja, mas ele sempre consegue superar os desafios de uma forma diferenciada. Detalhe: o último episódio da série só foi lançado um tempo depois da suposta conclusão. Não deixe de assistir aos 13 episódios, ok?

A Place Further Than The Universe (2018)

Sabe aqueles animes curtos que mantêm sempre uma vibe de boa na lagoa e acabam sem a gente perceber? Bem, A Place Further Than The Universe é um exemplo perfeito. Em seus 13 episódios, a série faz algo que poucas atrações realmente conseguem fazer: cativar.

A história é simples (um grupo de garotas em uma viagem para a Antártida), mas muito bem construída. Esse é o tipo de anime que você pode assistir em uma tarde relaxante, quando você não estiver com vontade de encarar histórias que exigem mais envolvimento.

Kabaneri of the Iron Fortress (2016)

Ostentando um clima de Attack on Titan, Kabaneri of the Iron Fortress é mais um anime que poderia ser maior (para ter o seu mundo explorado de forma mais eficiente). Ainda assim, em seus 12 episódios, a série consegue envolver com seu contexto pós-apocalíptico e suas animações de alta qualidade.

Outro grande destaque desse anime é a forma como a humanidade se organiza para encarar os mortos-vivos conhecidos como Kabaneri. Vale ressaltar também que as cenas de ação são ótimas e a movimentação da personagem Mumei é um espetáculo à parte.

Terror In Resonance (2014)

Ataques terroristas, conspirações e conflitos intelectuais. Essas são as principais características do intrigante Terror In Resonance. Aliás, nos 11 episódios que marcam a série, a gente acaba sendo surpreendido em diversas ocasiões, já que o embate entre as grandes forças da história é genial.

Infelizmente, falar mais sobre essa série acabaria estragando um pouco a sua experiência. Então, sugiro que você não deixe de inclui-la em sua lista de animes curtos a assistir. Com toda a certeza, essa atração vai conseguir mexer com a sua mente de diversas formas (e com o coração também).

Viper’s Creed (2009)

Com uma pegada semelhante à dos ótimos Jormungand e Black Lagoon, Viper’s Creed garante altos níveis de adrenalina e ainda conta uma boa história. Ao todo, são 12 episódios muito bem construídos, que se passam naquilo que restou da Terra após diversas catástrofes e uma grande guerra.

Nesse contexto caótico, temos a presença de mechas que são controlados por agentes extremamente habilidosos e de uma força terrorista brutal. Desse modo, no fim das contas, temos a oportunidade de encarar grandes conflitos e algumas conspirações boas o bastante para prender a atenção.

Sands of Destruction (2008)

Sands of Destruction não é o melhor dos animes curtos e nem o jogo do qual ele deriva é o melhor RPG. No entanto, ambos os produtos conseguiram despertar a minha atenção. Lembrando que o anime foge um pouco à história contada no game, mas também consegue cativar.

De forma resumida, os 13 episódios se passam em um mundo que foi tragado por ondas de areia. Nesse contexto, os seres humanos foram escravizados pelos homens-fera e, claro, essa situação deu vida à algumas forças rebeldes. Acho que as ideias do anime poderiam ser melhor aproveitadas em uma série mais longa, mas a história do personagem Kyrie continua boa o bastante.

Puella Magi Madoka Magica (2011)

“Não se engane com as personagens fofinhas”! Esse alerta é perfeito para quem vai começar a curtir o anime Puella Magi Madoka Magica. Essa produção deriva de uma famosa série e se destaca por ir além das aparências. Sim, enquanto acompanhamos os 12 episódios, somos arrastados para dentro de um história muito séria e desesperadora.

Aparentemente, o estilo visual do anime foi usado como uma ferramenta para os criadores quebrarem as expectativas (e acho que tudo foi feito com requintes de crueldade). Então, se você curte reviravoltas e revelações bombásticas, é bom não deixar de incluir essa opção na sua playlist com animes curtos.

Another (2012)

Intrigante do início ao fim, Another é um anime indicado para quem não dispensa um bom mistério. Em seus 12 episódios, a série apresenta um contexto escolar, no qual uma espécie de maldição toma conta da classe 3-3 e força o protagonista Sakakibara Kuoichi a fazer algumas investigações.

Como costuma acontecer com as boas histórias de mistério, a atração tem certas passagens que direcionam quem assiste, com vistas a desviar o foco e manter as coisas atrativas. Assim, no fim das contas, após alguns eventos peculiares e reviravoltas, o mistério é desvendado de uma maneira bem inusitada.

Angel Beats (2010)

Um anime para rir e chorar. Essa poderia ser a descrição do incrível Angel Beats. Sem exagero, mesmo com apenas 13 episódios, essa pode ser considerada uma das melhores séries já criadas. E são tantos os atrativos que fica até meio difícil elogiar a produção sem parecer que estou forçando a barra.

De todo modo, para ajudar você a se posicionar, posso dizer o seguinte: Angel Beats foca em uma espécie de purgatório, no qual os jovens que morreram antes de curtir a vida podem realizar seus desejos. Tudo acontece com diversas cenas de comédia, mas as revelações do final emocionam (muito)!

Erased (2016)

Ainda com as lágrimas escorregando pela bochecha, cito Erased (que vai exigir outro lenço). Esse é um dos meus animes favoritos por diversos motivos: viagens no tempo, bons personagens, uma trama envolvente e passagens que mexem com o coração.

A história protagonizada por Satoru Fujinuma tem uma pegada sci-fi, mas ainda conta com um nível de realismo absurdo. E, claro, esse realismo às vezes é duro o bastante para gerar certa revolta. Resumindo, sugiro que você não deixe de assistir a essa obra incrível.

Death Parade (2015)

Foi por puro simbolismo que decidi fechar esta lista cheia de animes curtos com o impecável Death Parade. Afinal, o ponto final da jornada humana é a morte e esse é justamente o ponto de partida das histórias contadas nos 12 episódios desse anime. E isso é tudo o que eu posso dizer.

Se eu fosse desenvolver melhor a descrição, acabaria estragando uma boa parte da sua surpresa. Assim sendo, sugiro que você separe um tempo e se prepare para consumir esse anime do início ao fim. Sem sombra de dúvidas, ele vai incitar reflexões bem interessantes na sua mente.

Tem outros animes curtos para sugerir?

Apesar de cada fã de anime ter o seu conjunto de preferências, acredito que a lista apresentada acima é boa o bastante para garantir ótimas maratonas para muitas pessoas (com diversos gostos distintos). Esses animes prenderam a minha atenção por horas e deixaram algumas lembranças muito marcantes.

E é isso! Agora você tem acesso a uma lista com 21 animes curtos que possuem um alto nível de qualidade e já pode começar a se organizar para realizar suas maratonas. Por fim, se você curtiu a lista ou deseja fazer alguma sugestão, peço que não deixe de compartilhar o post nas redes sociais e de marcar o Carrossel Geek, para eu poder dar uma olhada nas suas dicas.

Picture of Yorozuya
Yorozuya
Ainda trabalhando na série de livros que vai ser o seu "One Piece", Yorozuya é um "faz-tudo" profissional que produz milhares de palavras por dia e ainda arruma tempo para games, animes, livros, vida social não, jogos do Arsenal e um bom vinho.

Em Alta

21 Animes Ecchi com “sex appeal” e boas histórias
Animes Curtos: 21 épicos com 13 episódios ou menos!
Jogos Metroidvania: 21 títulos obrigatórios para os fãs do gênero
Data de estreia da 3ª temporada de KonoSuba – God’s Blessing on This Wonderful World é revelada
Data de estreia da 2ª temporada de O Sangue de Zeus é revelada

Confira também...

Carrossel Geek - Imagem Destacada (Lista com Jogos para PC Fraco)
21 Jogos para PC Fraco tão leves quanto imperdíveis
Carrossel Geek - Imagem Destacada (Lista com Animes Ecchi)
21 Animes Ecchi com “sex appeal” e boas histórias
Carrossel Geek - Imagem Destacada (Lista com Jogos Metroidvania)
Jogos Metroidvania: 21 títulos obrigatórios para os fãs do gênero