Por mais que hoje em dia exista a tal da jogatina na nuvem, ainda são muitos os players que continuam procurando por jogos para PC fraco. Afinal, nem sempre a gente está com uma conexão boa o bastante para jogar por meio da internet e com os games devidamente instalados em nossas máquinas de jogo isso deixa de ser um problema.
E o legal nessa história toda é que não faltam jogos leves e de grande qualidade para a gente conferir. Pois é! Certas desenvolvedoras continuam apostando em games com construções retrô e ideias boas o bastante para prender a atenção dos players, sem depender do apelo dos gráficos de última geração.
Bem, como você já deve ter percebido, resolvi montar esta lista justamente para lhe apresentar alguns dos melhores jogos para PC fraco que temos à disposição atualmente. E, claro, fiz o possível para incluir opções que se encaixam com os mais diversos gêneros… vamos conferir?
As regras desta lista com jogos para PC fraco
Antes de começar a apresentar a minha seleção de jogos para PC fraco, sou obrigado (pela lei do Carrossel Geek) a apresentar as diretrizes que eu segui para montar a lista. Assim, você vai poder entender o raciocínio que me fez incluir ou excluir certas opções. Confira…
- Todos os jogos para PC fraco listados têm requisitos mínimos que batem com aquilo que é considerado como um PC básico atualmente;
- A lista não é um ranking. Não há melhor ou pior e a ordem das menções não quer dizer muita coisa;
- A seleção foi montada com base nas minhas memórias e eu só incluí jogos que já joguei em algum momento;
- A lista abarca diversos gêneros, mas, como eu curto mais jogos de estratégia e RPG, isso pode ter gerado uma leve inclinação para esse lado;
- Os requisitos mínimos apresentados abaixo de cada jogo foram retirados diretamente da Steam.
Ok… agora que lidamos com as questões relacionadas com a transparência, podemos começar a falar sobre o que importa: os jogos…
Fae Tactics (2020)
Para abrir esta seleção com jogos para PC fraco, temos o surpreendente Fae Tactics. Esse RPG tático marcou a minha memória por apresentar batalhas bem divertidas, mecânicas criativas e, mais importante, uma história digna de nota, com direito a belas reviravoltas.
Na verdade, esse game é um daqueles que mereciam ser muito mais conhecidos do que realmente são, pois o universo criado pelos devs da Endlessfluff Games é incrível. Como bônus, ainda temos um sistema de captura de monstrinhos que pode agradar aos fãs da franquia Pokémon.
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows 7
- Processador: Intel Core i5-650, AMD Phenom II X4 965
- Memória: 2GB de RAM
- Placa de Vídeo: qualquer uma, com 512MB de VRAM e suporte para DirectX10
- DirectX: Versão 10
- Armazenamento: 1GB de espaço disponível
Monster Sanctuary (2019)
E por falar em games com sistemas de captura de monstrinhos, temos aqui o excelente Monster Sanctuary. Esse título merece elogios por combinar um sistema de combates em turnos com a estrutura básica dos metroidvanias, o que acaba fazendo a experiência ficar bem singular.
Ao longo da aventura, temos a chance de explorar diversos mapas e certos monstrinhos capturados ampliam as possibilidades de exploração, o que nos dá a chance de encontrar passagens secretas e mais adversários. Certamente, essa aventura vai prender a sua atenção como prendeu a minha.
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows 7
- Processador: Dual-Core, 2.0 GHz
- Memória: 2GB de RAM
- Placa de Vídeo: GeForce 8800GT 512MB, Radeon HD 4870 512MB
- DirectX: Versão 10
- Armazenamento: 1GB de espaço disponível
Vampire Survivors (2022)
Mesmo apostando em uma premissa básica muito simples, Vampire Survivors acabou se transformando em um grande fenômeno do mundo indie. Para você ter uma ideia, depois da estreia desse game, diversos survivors começaram a surgir e apenas replicaram as ideias do título e as incluíram em outros contextos.
De forma resumida, o jogo nos coloca no controle de um personagem que ataca de forma automática e funciona como o ponto de destino de hordas de adversários. Com isso, nossa missão é aprimorar os ataques automáticos e ir desviando dos inimigos, visando sobreviver pelo maior tempo possível. E só para constar, o loop de gameplay é viciante.
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows 10 64bit
- Processador: arquitetura x64 com suporte para SSE2
- Memória: 1GB de RAM
- Placa de Vídeo: qualquer uma, com suporte para DirectX11 ou DirectX12
- DirectX: Versão 11 ou 12
- Armazenamento: 600MB de espaço disponível
Borderlands (2009)
Saindo um pouco do mundo dos pixels, temos o lendário Borderlands. Esse game já foi lançado há um bom tempo e ganhou uma versão aprimorada alguns anos depois, mas a versão original não exige muito das nossas máquinas de jogo e já garante uma experiência excelente para quem curte jogos de tiro.
Nessa aventura, que ainda conta com elementos típicos dos jogos de RPG, a gente tem a chance de conferir o primeiro capítulo de uma franquia que acabou se tornando um fenômeno de vendas. Detalhe: muita gente reclama do final do game, mas, para mim, a jornada divertida realmente compensa.
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows XP, Vista
- Processador: 2.4 GHz com suporte para SSE2
- Memória: 1GB de RAM (2GB para o Windows Vista)
- Placa de Vídeo: GeForce Série 7, Radeon série HD3000 (256MB VRAM)
- DirectX: não informado
- Armazenamento: 8GB de espaço disponível
Symphony of War: The Nephilim Saga (2022)
Apresentando um ar de Fire Emblem, Symphony of War: The Nephilim Saga é um RPG tático que garante combates bem desafiadores e uma trama cheia de momentos épicos. Além disso, esse é um daqueles games que fazem a gente ficar querendo desbloquear todas as classes, a fim de criar exércitos cada vez mais poderosos.
O jogo tem gráficos bem simples, mas a gente se envolve rapidamente com os personagens e os objetivos de cada fase (especialmente as missões especiais) nos forçam a pensar muito bem antes de agir, pois cada turno mal utilizado pode acabar fazendo falta no fim das contas. Enfim, esse é um dos melhores jogos para PC fraco que eu já experimentei.
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows 10, 98, XP, Vista, 7, 8
- Processador: 1GHz
- Memória: 256MB de RAM
- Placa de Vídeo: não informado
- DirectX: não informado
- Armazenamento: 1GB de espaço disponível
Salt and Sanctuary (2016)
Classificado por muitos como um soulslike 2D, Salt and Sanctuary também pende bastante para o lado dos jogos metroidvania e se destaca por apresentar um alto nível de dificuldade. Sim! O game tem inimigos e chefões bem complicados e a morte se torna algo comum ao longo da jornada.
Vale ressaltar que o jogo conta com um mapa totalmente interconectado e dotado de uma pegada dark fantasy bem macabra. Para completar, temos uma boa série de armas e isso nos ajuda a criar builds perfeitamente alinhadas com nossos estilos de jogo. Ótima opção!
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows Vista
- Processador: Intel Core 2 Duo 2.8 GHz
- Memória: 1GB de RAM
- Placa de Vídeo: qualquer uma, com suporte para DirectX10 e shader model 3.0
- DirectX: Versão 10
- Armazenamento: 2GB de espaço disponível
Slay The Spire (2019)
Principal precursor da recente onda dos roguelike deckbuilders, Slay The Spire é uma opção perfeita para quem curte jogos de cartas colecionáveis. O game tem a estrutura de um RPG de turnos, mas é com os baralhos que nosso herói realiza suas ações de combate.
De modo geral, o game tem uma premissa simples: o personagem tem que alcançar o topo de uma torre e derrotar um adversário terrível. Porém, a jornada não é nada fácil e muitas mortes têm que rolar para a gente construir baralhos poderosos o bastante para alcançar a vitória.
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows XP, Vista, 7, 8/8.1, 10
- Processador: 2.0 GHz
- Memória: 2GB de RAM
- Placa de Vídeo: qualquer uma, com 1GB VRAM e suporte para OpenGL 3.0+
- DirectX: não informado
- Armazenamento: 1GB de espaço disponível
Stardew Valley (2016)
Fenômeno do mundo indie, Stardew Valley é a opção perfeita para todos aqueles que curtem os chamados jogos de fazendinha. Na verdade, hoje em dia o game já recebeu tantas atualizações (e continua recebendo) que pode até ser classificado como um perfeito life sim.
Isso mesmo! Nesse jogo, a gente herda uma fazenda antiga e tem a missão de transformar tudo em um lugar próspero. À medida que as coisas vão ficando melhores, nossas ações acabam afetando a vizinhança e logo a gente começa a ficar cheio de atividades interessantes para conferir. Imperdível!
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows Vista ou Superior
- Processador: 2.0 GHz
- Memória: 2GB de RAM
- Placa de Vídeo: qualquer uma, com 256MB VRAM e suporte para shader model 3.0+
- DirectX: Versão 10
- Armazenamento: 500MB de espaço disponível
Celeste (2018)
Maior surpresa do mundo indie em 2018, Celeste é um game que não poderia ficar de fora desta lista com jogos para PC fraco. O jogo é um perfeito exemplo de como a criatividade e um gameplay divertido podem superar as construções gráficas de última geração.
Esse game merece elogios por apresentar um level design absurdo e alguns desafios que exigem muita precisão. E como se isso não fosse o bastante, ainda temos alguns segredos que nos fazem querer conferir a aventura até o fim (e ainda ficamos com vontade de curtir um replay).
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows 7 ou Superior
- Processador: Intel Core I3 M380
- Memória: 2GB de RAM
- Placa de Vídeo: Intel HD4000
- DirectX: Versão 10
- Armazenamento: 1200MB de espaço disponível
Bastion (2011)
Apresentando cenários muito bem construídos e um narrador que reage às ações do personagem principal, Bastion é o game de estreia dos criadores do lendário Hades e uma opção praticamente obrigatória para todos aqueles que curtem Action RPGs.
De forma resumida, a história se passa em um mundo que foi destruído por um evento de proporções colossais. Nesse contexto, nosso herói, chamado apenas de O Garoto, tem que coletar algumas pedras especiais, a fim de dar energia para uma fortaleza flutuante. Excelente!
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows XP, Vista, 7
- Processador: 1.7 GHz Dual Core
- Memória: 2GB de RAM
- Placa de Vídeo: qualquer uma, com 512MB e suporte para DirectX 9.0c
- DirectX: Versão 9.0c
- Armazenamento: 1GB de espaço disponível
Fell Seal: Arbiter’s Mark (2019)
Dentre todos os games que tentam replicar o modelo estabelecido pelo meu amado Final Fantasy Tactics, Fell Seal Arbiter’s Mark é um dos que fazem isso com mais eficiência. O jogo tem uma boa história e os combates são ótimos, mas é seu sistema de jobs que o torna mais interessante.
Isto é, temos uma boa quantidade de classes disponíveis e o jogo realmente nos incita a desbloquear todas elas. Em alguns casos, a gente pode até ficar com algumas builds bem apelonas, mas dá bastante trabalho alcançar esse ponto, o que rende boas horas de um gameplay bem divertido.
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows 7 SP1+
- Processador: 1.2 GHz, Pentium 4+
- Memória: 3GB de RAM
- Placa de Vídeo: qualquer uma, com 512MB e suporte para DirectX 9.0c
- DirectX: Versão 9.0c
- Armazenamento: 2GB de espaço disponível
Timespinner (2018)
Voltando a falar sobre metroidvanias nesta seleção com jogos para PC fraco, temos o ótimo Timespinner. O jogo pende bastante para o lado Castlevania do gênero, mas tem seus próprios elementos atrativos, com destaque para as mecânicas de controle do tempo.
Ao longo da aventura, temos a chance de acompanhar a história da personagem Lunais, que está em busca de vingança e decide mudar o futuro. Cabe destacar que os gráficos do jogo exibem construções em pixel art muito bonitas e chamam a atenção por gerar um forte sentimento nostálgico (nos players da década de 1990).
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows XP
- Processador: Dual Core
- Memória: 1GB de RAM
- Placa de Vídeo: qualquer uma, com suporte para DirectX 9.0c, Pìxel Shader e Vertex Shader 1.1
- DirectX: Versão 9.0
- Armazenamento: 400MB de espaço disponível
Gordian Quest (2020)
Viciante como todo bom roguelike deckbuilder deve ser, Gordian Quest dá uma ênfase especial às cartas colecionáveis, mas expande as ideias do gênero com a adição de elementos típicos de jogos de RPG de mesa. Com isso, a experiência acaba ganhando um ar de Dungeons & Dragons.
O game também conta com toda a aleatoriedade inerente aos roguelikes, mas seu maior charme está nos personagens. Temos vários heróis para controlar, mas só podemos selecionar três deles em cada combate. Por conta disso, a gente acaba tendo que investir um bom tempo analisando habilidades, cartas e estratégias na hora de montar nossas equipes. Vale a pena conferir!
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows 7 ou Superior
- Processador: 2.0 GHz
- Memória: 2GB de RAM
- Placa de Vídeo: qualquer uma, com 1GB VRAM
- DirectX: não informado
- Armazenamento: 1GB de espaço disponível
Teslagrad (2013)
Agora, se você curte aqueles jogos de aventura e plataforma que remetem à década de 1990, Teslagrad é uma opção certeira. O game apresenta um mundo steampunk cheio de segredos e conta com algumas mecânicas que deixam as explorações muito mais envolventes.
Além do gameplay interessante, o jogo merece elogios por contar sua história sem apostar em muitos textos, ou seja, a gente vai compreendendo tudo apenas pelas cenas que são exibidas. Aliás, o estilo artístico do game é único e contribui para fazer o game merecer destaque em meio a outros jogos para PC fraco.
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows XP SP3
- Processador: Dual Core 2.0 GHz
- Memória: 2GB de RAM
- Placa de Vídeo: qualquer uma, com aceleração de hardware e memória de vídeo dedicada
- DirectX: não informado
- Armazenamento: 1GB de espaço disponível
Undertale (2015)
Undertale é um jogo que faz a gente torcer o nariz em um primeiro momento, pois todo mundo costuma elogiá-lo e a gente fica pensando “não, esse jogo não pode ser tão bom assim”. Daí, quando a gente resolve dar uma chance à aventura, ela realmente mexe com o nosso coração.
Apesar de muitos elogiarem as mecânicas inteligentes, é com a história que Undertale realmente se sobressai. Toda a trama é muito bem desenvolvida e, apesar dos gráficos simples, apresenta um apelo emocional enorme. Portanto, minha dica é: dê uma chance ao game!
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows XP, Vista, 7, 8 ou 10
- Processador: 2GHz+
- Memória: 2GB de RAM
- Placa de Vídeo: qualquer uma, com 128MB VRAM
- DirectX: não informado
- Armazenamento: 200MB de espaço disponível
Crashlands (2016)
Oferecendo tudo aquilo que os fãs de jogos de sobrevivência em mundo aberto podem querer, Crashlands é uma daquelas opções divertidas que nos fazem perder a noção do tempo. A gente simplesmente fica tão envolvido que nem vê as horas passando.
Como costuma acontecer com outros jogos semelhantes, a aventura começa com o nosso personagem em meio a um ambiente hostil, sem muitos recursos para continuar vivo. Esse contexto desanimador nos força a sair explorando e muitas vezes os perigos acabam chegando até nós. Não deixe de conferir.
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows 8/8.1, 10
- Processador: 2.0 GHz
- Memória: 2.5GB de RAM
- Placa de Vídeo: qualquer uma, com 128MB VRAM
- DirectX: Versão 9.0
- Armazenamento: 500MB de espaço disponível
Starbound (2016)
Com seu gigantesco conjunto de opções de entretenimento, Starbound é um prato cheio para aqueles que curtem a ideia de explorar planetas e viajar pelo espaço, a bordo de naves espaciais. E o legal é que o jogo nos dá a chance de curtir uma bela história, mas podemos simplesmente ignorá-la e embarcar em uma jornada sem fim.
Mesmo com seus gráficos modestos, o jogo consegue reproduzir a infinitude do espaço de uma forma incrível e sempre acaba nos surpreendendo de alguma forma. Devido a isso, a aventura acaba se tornando mais uma daquelas que fazem a gente perder a noção das horas de gameplay que estão se acumulando.
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows XP ou superior
- Processador: Core 2 Duo
- Memória: 2GB de RAM
- Placa de Vídeo: qualquer uma, com 256MB VRAM e suporte para DirectX 9.0c
- DirectX: Versão 9.0c
- Armazenamento: 3GB de espaço disponível
Crypt of the NecroDancer (2015)
Outro título que não poderia ficar de fora desta lista com jogos para PC fraco é o divertido Crypt of the NecroDancer. Essa aventura segue as premissas básicas dos chamados dungeon crawlers, mas se difere de tudo o que segue por essa linha, por oferecer uma experiência regida pelo ritmo.
Isso quer dizer que todas as ações que tomamos em nossas explorações devem seguir o ritmo da trilha sonora. E como podemos usar nossas próprias canções para embalar a jogatina, a experiência toda pode ficar extremamente personalizada (e desafiadora, dependendo do tipo de canções que você selecionar para a trilha sonora).
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows XP SP3
- Processador: 2.0GHz
- Memória: 1GB de RAM
- Placa de Vídeo: qualquer uma, com 512MB VRAM
- DirectX: não informado
- Armazenamento: 1600MB de espaço disponível
Castle Crashers (2008)
Perfeito para aqueles dias em que você só quer curtir uma experiência cooperativa com os amigos, Castle Crashers é um Hack and Slash que tem a estrutura básica dos clássico jogos do gênero Beat ‘em Up. O jogo tem construções bem leves, mas seus gráficos são muito estilosos.
E a verdade é que, no fim das contas, a gente não tem muito tempo para ficar olhando as construções gráficas, visto que a ação é intensa e as batalhas, especialmente contra os chefões, são desafiadoras. Com toda a certeza, esse é um game antigo que ainda merece uma atenção especial.
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows XP, Vista, 7
- Processador: Intel Core 2 Duo 2.0GHz ou superior
- Memória: 1GB de RAM
- Placa de Vídeo: qualquer uma, com 256MB VRAM
- DirectX: Versão 9.0c
- Armazenamento: 255MB de espaço disponível
20 Minutes Till Dawn (2023)
Como eu destaquei lá no início do post, Vampire Survivors acabou influenciando diversos projetos com suas ideias diferenciadas e 20 Minutes Till Dawn é um desses games. O jogo também nos coloca diante de grandes hordas de adversários, mas se destaca por ser mais voltado para o lado dos Shoot ‘em Ups.
Obviamente, isso quer dizer que a tela pode ficar cheia de projéteis em certos momentos, dificultando ainda mais a tarefa de sobreviver por 20 minutos. Felizmente, podemos fazer uso de várias habilidades distintas para encarar os muitos desafios da experiência.
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows 7
- Processador: Dual Core ou Superior
- Memória: 1GB de RAM
- Placa de Vídeo: qualquer uma, com 1GB VRAM
- DirectX: não informado
- Armazenamento: 100MB de espaço disponível
Terraria (2011)
Para arrematar esta seleção com belos jogos para PC fraco, temos o fenômeno Terraria. O game já registrou números que a maioria dos projetos AAA sequer sonham em conseguir alcançar e continua fazendo a alegria de milhares de jogadores em todo o mundo.
Essa lenda tem um mundo aberto incrível para a gente explorar e a presença dos elementos típicos dos jogos sandbox garante a nossa total liberdade. Lembrando que diversos updates foram liberados para o game ao longo dos anos e conteúdo é o que não falta para aqueles que decidirem apostar nessa opção.
Requisitos Mínimos:
- Sistema Operacional: Windows XP, Vista, 7, 8/8.1, 10
- Processador: 2.0GHz
- Memória: 2.5GB de RAM
- Placa de Vídeo: qualquer uma, com 128MB VRAM e suporte para Shader Model 2.0+
- DirectX: Versão 9.0c ou superior
- Armazenamento: 200MB de espaço disponível
Tem outros Jogos para PC fraco para indicar?
Dando uma olhada na seleção que eu acabei de apresentar, fica claro que não faltam jogos leves e cheios de atrativos capazes de garantir a diversão dos players. Esses games não têm construções gráficas de altíssimo nível, mas compensam com mecânicas criativas e histórias épicas.
E é isso! Agora você tem acesso a uma lista com 21 jogos para PC fraco tão leves quanto imperdíveis. Por fim, se você curtiu a seleção ou deseja indicar outro título, peço que não deixe de compartilhar o post nas redes sociais e de marcar o Carrossel Geek, para eu poder dar uma olhada nos games que você já curtiu com o seu PC modesto.