21 Animes Antigos que merecem um Remake

Carrossel Geek - Imagem Destacada (Animes Antigos)
3 de fevereiro de 2025
Última Atualização: 2 semanas atrás
Sumário

Nos últimos tempos, alguns animes antigos vêm sendo revisitados na forma de belos remakes e isso tem feito muita gente cultivar esperanças, em relação a um possível revival de grandes pérolas que marcaram época.

Logicamente, como vários animes incríveis estão guardados no báu das minhas memórias de infância, eu também já estou criando a minha lista de desejos com clássicos que merecem ser revisitados.

E como esse jogo de reminiscências é muito divertido e até emocionante, resolvi apresentar aqui a minha seleção com 21 animes antigos que merecem retornar com um remake estiloso, assim como aconteceu com séries como Ranma ½ e Rurouni Kenshin recentemente… bora embarcar em um giro nostálgico do nosso carrossel?

As regras desta lista com animes antigos

Como sempre, tenho que destacar que sou obrigado (pela lei do Carrossel Geek) a apresentar as regras que nortearam a elaboração da lista. Assim, posso ter a certeza de que você e eu vamos ficar na mesma frequência. Então, confira…

  • Considerei como animes antigos todas as séries lançadas até 1999;
  • A lista não é um ranking. Não há melhor ou pior e a ordem das menções não quer dizer muita coisa;
  • Selecionei animes que ainda não ganharam remakes ou tiveram remakes lançados antes de 1999;
  • A lista só conta com animes que eu assisti e obras cujas premissas foram boas o bastante para eu desejar conferir um remake;
  • Não incluí animes que já tiveram seus remakes anunciados, como Cat’s Eye, Magic Knight Rayearth, entre outros;
  • Tentei selecionar animes antigos que continuam gerando maratonas de alto nível, mesmo com seus ritmos mais lentos e animações não tão boas.

E agora que as regras deste nosso giro nostálgico foram definidas, podemos “dar corda” na máquina e começar com uma escolha óbvia para um remake…

Yu Yu Hakusho (1992)

Lenda da extinta TV Manchete, Yu Yu Hakusho é um dos animes antigos mais amados pelos brasileiros. A série até recebeu uma adaptação live-action em 2023, mas a verdade é que todos já devem estar contando os dias para acompanhar o anúncio de um novo anime.

Para quem não se lembra, a história gira ao redor do jovem Yusuke Urameshi, que tenta salvar uma criança e é atropelado no lugar dela. Daí, ele vai parar no submundo e acaba se tornando um “Detetive Sobrenatural”, cuja missão é investigar casos envolvendo demônios e fantasmas no mundo humano. Lenda!

El Hazard (1995)

Apesar de não ser incluído no grupo dos animes mais lendários da década de 90, El Hazard também marcou as memórias de muitos brasileiros, por conta do período em que foi exibido na TV (no saudoso programa Band Kids). E o curioso é que esse é um isekai que nasceu antes da onda dos isekai (que parece nunca ter fim).

De modo geral, a história começa como um típico isekai deve começar, ou seja, alguns personagens do “mundo real” são transportados para um mundo fantasioso e acabam se vendo envoltos em uma grande conspiração. A série não chega a ser brilhante, mas tem um senso de humor bem peculiar e alguns momentos épicos.

Slam Dunk (1993)

Não faz muito tempo o anime Slam Dunk estreou no catálogo da Netflix e essa foi a primeira vez que a série ficou disponível no Brasil (por vias oficiais). Devido a isso, a obra não chegou a marcar as memórias de tanta gente, mas a verdade é que ela continua muito interessante.

Normalmente, eu não dou muita atenção para animes de esportes, mas essa é uma exceção na minha lista de animes assistidos. E o fato de o belo longa de 2022 ter feito bastante sucesso em vários cantos do mundo nos permite concluir que um remake seria muito bem recebido pelos fãs.

Tomorrow’s Joe (1970)

Assim como Slam Dunk, Tomorrow’s Joe (ou Champion Joe) também só ficou ao alcance dos fãs de fora do Japão recentemente, graças às plataformas de streaming. E o fato de essa atração de 1970 ainda ser muito boa acaba nos fazendo sonhar com um remake.

Vale ressaltar que o mangá que deu origem ao anime é uma das maiores lendas do Japão e, apesar de a história focar na trajetória de um lutador de boxe, há muito mais nas entrelinhas. Sem dúvidas, seria muito interessante acompanhar a jornada do Joe com animações modernas (mas nada de 3D, por favor).

Excel Saga (1999)

Excel Saga é um anime que eu só tive a chance de assistir recentemente, mas acabei adorando, pois seu humor nonsense remete ao meu amado Gintama (e isso já faz qualquer maratona valer a pena). A série não é tão conhecida pelos brasileiros quanto outros animes antigos citados nesta lista, mas acho que um remake insano iria se sair bem.

Em linhas gerais, a trama gira ao redor de uma organização chamada ACROSS, que está disposta a erradicar a corrupção do mundo. E essa missão começa com um plano para assassinar o criador do mangá Excel Saga, pois a obra é considerada como uma das responsáveis por disseminar ideias esdrúxulas. Enfim, o anime é louco o bastante para merecer um remake.

Revolutionary Girl Utena (1997)

Reconhecido como um ícone dos animes do tipo Yuri, Revolutionary Girl Utena tem uma pegada mais surrealista e apresenta batalhas diferenciadas, o que fez a obra não cair nas graças de tanta gente. Ainda assim, quem decide curtir a história até o fim sempre acaba encontrando o lado especial dela.

Ao longo dos episódios, temos a chance de acompanhar uma trama que se passa em uma escola especial, na qual os estudantes encaram duelos para definir quem ficará noivo de uma garota com o “poder de revolucionar o mundo”. Sim, é a mesma premissa básica do ótimo Mobile Suit Gundam The Witch From Mercury, mas o anime veio antes e não tem robôs gigantes.

The Vision of Escaflowne (1996)

E por falar em robôs gigantes, The Vision of Escaflowne é um clássico da década de 1990 que apresenta mechas incríveis, mas se destaca por ser um isekai com uma pegada sci-fi fantasy. Lembrando que poucas obras conseguem combinar ficção científica e magia com eficiência, mas essa série faz isso muito bem.

Para os especialistas, a série ainda apresenta elementos que se encaixam com as demografias Shōnen e Shōjo ao mesmo tempo, o que quer dizer que a obra realmente é bem versátil e um remake atrairia os olhares de muita gente, sem contar que os mechas e as batalhas épicas ficariam incríveis com um visual mais moderno.

Those Who Hunt Elves (1996)

Outra série que não se leva a sério como Gintama e merecia um remake é Those Who Hunt Elves. O anime não é muito conhecido, mas tem algumas ideias muito interessantes e eu confesso que só decidi assistir à série, pois o título apresentou uma sugestão a um conceito que vou explorar na minha série de livros.

Felizmente, quando dei início à minha maratona, me deparei com um isekai bem divertido, no qual três terráqueos vindos do Japão unem forças com uma elfa e começam a caçar outros elfos, pois eles possuem o segredo que vai revelar o caminho de volta para a Terra. Certamente, com um remake, essa premissa poderia ser explorada de uma forma ainda mais interessante.

Fist of the North Star (1984)

Na minha visão, Fist of the North Star tem um ar de Mad Max combinado com Jojo’s Bizarre Adventure e ficaria ótimo com animações modernas. Esse é um daqueles animes antigos que não chegaram a ficar muito conhecidos no Ocidente, mas acabaram ajudando na popularização dos Shōnen.

A história se passa em um mundo pós-apocalíptico desolador e gira ao redor da jornada do personagem Kenshiro, que faz uso de um estilo de arte marcial mortal para derrubar seus adversários e proteger aqueles que ele considera como mais fracos. Vale a pena assistir ou torcer para um remake chegar o quanto antes.

Flame of Recca (1997)

Agora, se você curtiu o lendário Naruto e não dispensa uma boa história com ninjas, Flame of Recca é uma ótima pedida. O anime foca na jornada do jovem Recca Hanabishi, que diz ser um ninja e promete oferecer seus serviços para quem conseguir derrotá-lo.

No fim das contas, as fantasias do jovem acabam se mostrando verdadeiras, pois ele descobre que é o herdeiro de um clã ninja cujos poderes giram ao redor da manipulação do fogo. E é claro que uma história dessas poderia ficar muito mais interessante e movimentada se fosse resgatada do passado.

Bubblegum Crisis (1987)

Exibindo o visual típico da década de 1980 e uma pegada cyberpunk, Bubblegum Crisis é um dos animes antigos que eu mais gostaria de ver retornando na forma de um remake. Afinal, essa é uma história influenciada pelas ideias do excelente livro Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?, do qual o filme Blade Runner deriva.

Cabe ressaltar que a trama se desenvolve em uma versão futurista da cidade de Tóquio, que até remete ao filme Akira, mas a verdade é que as heroínas conhecidas como Knight Sabers têm seus próprios atrativos e as batalhas nas quais elas se metem são bem intensas. Sinceramente, acho que um remake comandado pela Studio Trigger ficaria perfeito.

Galaxy Express 999 (1977)

Indo ainda mais para o passado temos uma space opera que, infelizmente, não é tão conhecida pelos brasileiros (assim como acontece com outros animes da década de 1970). Enfim, o fato é que Galaxy Express 999 tem uma premissa básica genial e uma execução primorosa.

Em seus mais de 100 episódios, o anime conta a história de um garoto pobre que sonha em obter um corpo mecânico e alcançar a imortalidade. Porém, como corpos mecânicos são absurdamente caros, ele embarca em um trem espacial, cuja última parada fica em um planeta onde esses corpos supostamente são dados de graça.

Nadia: The Secret of Blue Water (1990)

Sendo uma obra prima idealizada por Hayao Miyazaki e produzida por Hideaki Anno, Nadia: The Secret of Blue Water é até menos conhecida do que poderíamos imaginar. Por isso, acho que um remake seria uma ótima forma de fazer justiça a esse grande clássico.

É bom ressaltar que a série foi inspirada pelo livro Vinte Mil Léguas Submarinas, mas apresenta uma trama muito bem construída e personagens excelentes. Como bônus, temos um universo alternativo incrível e animações requintadas, que só precisariam passar por uma remasterização e já ficariam impressionantes.

Blue Seed (1994)

Blue Seed é mais uma série que chegou a ser exibida aqui no Brasil, mas não ficou tão popular, pois apenas quem teve acesso ao clássico canal Locomotion (da TV fechada) pôde acompanhar os episódios. Além do mais, a trama tem uma relação direta com a mitologia japonesa, o que só desperta o interesse de quem é realmente fã do país oriental.

De todo modo, o fato é que os 26 episódios do anime (mais alguns OVAs) contam uma história bem interessante e apresentam alguns mistérios e conflitos que nos fazem querer assistir tudo até o fim. Por conta disso, achei justo incluir a série nesta lista com animes antigos que mereciam um remake.

Slayers (1995)

Apostando em um mundo fantasioso do tipo Espada e Feitiçaria e uma boa dose de bom humor, Slayers é uma série que fez bastante sucesso e conseguiu marcar as memórias de muita gente, tornando-se um dos melhores animes dos anos 90. E o mais legal é que o anime passa por diversas fases e todas elas apresentam personagens incríveis.

Pois é! Esse é aquele típico anime Shōnen em que temos um grupo de heróis viajando pelo mundo e se metendo em várias confusões. Detalhe: em todos os lugares em que esse grupo passa, um rastro de destruição é deixado para trás, mesmo sem eles terem a intenção de fazer isso. Muito bom!

Great Teacher Onizuka (1999)

Não sei se seria fácil adaptar o controverso Great Teacher Onizuka para os tempos atuais sem cortar uma boa parte das situações politicamente incorretas, mas não há como negar que esse é um daqueles animes antigos que são verdadeiros ícones cult e, por consequência, fariam muito sucesso em versões remake.

Bem, de uma forma resumida, o anime, que também é conhecido como GTO, conta a história de um jovem que decide se tornar um professor só para tentar ficar com suas alunas. Sim, eu disse que a premissa era polêmica. Porém, com o avançar dos episódios, o personagem vai amadurecendo e começa a gostar de dar aulas (e passa a tentar impressionar as mães das alunas).

Super Dimension Fortress Macross (1982)

Super Dimension Fortress Macross (ou apenas Macross, como a série ficou conhecida fora do Japão) é um anime descrito por seu criador como um “triângulo amoroso tendo como pano de fundo grandes batalhas”. E sim, a coisa toda vai por esse caminho mesmo, mas essa descrição ainda é bem superficial.

Afinal, a série apresenta uma trama muito bem construída e cheio da elementos sci-fi, com direito a uma grande guerra entre humanos e alienígenas. E muita gente não sabe, mas Macross seria um anime com apenas 24 episódios, mas seu sucesso foi tão grande que outros 12 episódios foram adicionados na série original e depois ainda tivemos várias sequências (que também merecem atenção… e remakes).

Cowboy Bebop (1998)

Após a série live-action marromenos, acho que a Netflix está devendo aos fãs um remake do anime Cowboy Bebop, concorda comigo? Esse anime é um verdadeiro ícone cult e certamente dá para fazer uma nova versão, dotada de uma animação moderna, mas sem perder contato com o charme do material original.

No que diz respeito à história, a coisa toda é bem envolvente. Temos um grupo de caçadores de recompensa fazendo o que podem para ganhar uma grana, enquanto algumas conspirações rolam no background. Com toda a certeza, um bom remake, mantendo a trilha sonora regada a jazz, seria espetacular.

Serial Experiments Lain (1998)

Tá bom… eu sei que muita gente não curte o diferenciado Serial Experiments Lain e sua abordagem experimental, mas eu acredito que a série aborda temas complexos o suficiente para uma releitura apresentar tudo sob uma nova ótica, abrindo margem para novas interpretações e discussões.

Em síntese, a história dessa série gira ao redor de uma jovem chamada Lain, que fica intrigada com o mistério de um email enviado por uma garota que supostamente se suicidou. A partir daí, as coisa seguem por um caminho surreal, que envolve ideias do gênero cyberpunk, questões filosóficas e teorias da conspiração.

Romeo and the Black Brothers (1995)

Falemos agora do incrível Romeo and the Black Brothers. Eu descobri esse anime por acaso, quando estava fazendo pesquisas para os meus livros, e algo na premissa acabou despertando o meu spider sense. E meus instintos estavam certos, a série é um espetáculo que merecia ser muito mais conhecido do que é.

Como o nome do anime sugere, temos uma história centrada em um rapaz que se chama Romeo. Esse jovem vende a si mesmo como um escravo para poder ajudar a família e acaba embarcando em uma jornada de amadurecimento que consegue mexer com os nossos corações. Logo, um remake dessa obra prima seria um belo presente para a humanidade.

Record of Lodoss War (1990)

Colocando um ponto final nesta seleção com animes antigos que merecem um remake, temos o clássico Record of Lodoss War, que tem uma relação direta com o mundo dos RPGs de mesa. Isso mesmo! A franquia foi idealizada para ser um jogo desse tipo e depois acabou sendo explorada nas mais diversas mídias.

De todo modo, o fato é que essa série apresenta um belo mundo medieval e uma trama bem madura, que foca bastante nas relações entre os personagens. Particularmente, eu acho que o estilo visual desse anime é um dos mais bonitos da década de 1990. Por isso, o remake não poderia fugir muito daquilo que o original apresenta.

Quais animes antigos você acha que merecem um remake?

Como pôde perceber, eu estou sonhando com remakes baseados em vários animes clássicos e, se pelo menos algumas dessas produções forem trazidas de volta à vida, já vou me dar por satisfeito. Se não rolar, paciência… eu organizo uma maratona com as séries originais, pois elas ainda são muito boas.

E é isso! Você acabou de dar uma olhada nos animes antigos que eu acho que merecem um remake e agora fiquei interessado em saber se você concorda comigo ou tem outras séries na sua lista de desejos. Portanto, peço que compartilhe o post nas redes sociais e não deixe de marcar o Carrossel Geek, para eu poder dar uma olhada nas suas indicações.

Picture of Yorozuya
Yorozuya
Ainda trabalhando na série de livros que vai ser o seu "One Piece", Yorozuya é um "faz-tudo" profissional que produz milhares de palavras por dia e ainda arruma tempo para games, animes, livros, vida social não, jogos do Arsenal e um bom vinho.
Compartilhe o post:

Em Alta

21 Animes Ecchi com “sex appeal” e boas histórias
Animes Curtos: 21 épicos com 13 episódios ou menos!
Jogos Metroidvania: 21 títulos obrigatórios para os fãs do gênero
Tougen Anki: Dark Demon of Paradise vai receber uma adaptação em anime
21 Melhores Jogos de PS1 de acordo com o Yorozuya

Confira também...

Carrossel Geek - Imagem Destacada (Melhores Jogos de PS1)
21 Melhores Jogos de PS1 de acordo com o Yorozuya
Carrossel Geek - Imagem Destacada (Roguelikes)
21 Roguelikes que garantem uma rejogabilidade infinita
Carrossel Geek - Imagem Destacada (Lista de Animes Recomendados pelo Yorozuya)
Lista de Animes Recomendados pelo Yorozuya