Para quem já tem alguns anos de estrada como gamer, os jogos de plataforma são velhos conhecidos. Afinal, esses títulos pertencem a um gênero que existe desde os primórdios da indústria e segue garantindo boas horas de diversão até hoje.
Logicamente, com o passar do tempo, os jogos de plataforma foram evoluindo, recebendo novas mecânicas e construções gráficas arrojadas. Ainda assim, a essência desses games permaneceu intacta, ou seja, essas ainda são as opções perfeitas para quem busca por desafios que exigem habilidade e precisão.
Nesse sentido, convido você a curtir uma lista com 21 jogos de plataforma que têm potencial para prender a sua atenção (e deixar os dedos doloridos). Como irei explicar na sequência, segui algumas regras para definir os títulos citados, mas já posso adiantar que a média de qualidade da seleção ficou bem elevada…
As regras desta lista com jogos de plataforma
Antes de apresentar os 21 jogos de plataforma que compõem esta lista, sou obrigado (pela lei do Carrossel Geek) a apresentar as regras que nortearam a elaboração desta lista. Assim, posso ter a certeza de que você e eu vamos seguir a mesma linha de raciocínio. Confira…
- Jogos de plataforma apareceram pela primeira vez no mundo dos games há muitas décadas e são marcados pela presença de plataformas nas quais os personagens podem pular em cima. Por consequência, esse foi o requisito básico para o jogo ser considerado;
- A lista não é um ranking. Não há melhor ou pior e a ordem das menções não quer dizer muita coisa;
- Tradicionalmente, os jogos do gênero exibem construções 2D, mas eu também considerei algumas aventuras 3D que chamam a atenção;
- Os jogos de plataforma citados foram lançados de 2010 para cá, ou seja, são títulos que podem ser classificados como modernos;
- A seleção foi montada com base nas minhas memórias e eu preferi não fazer menção a jogos de plataforma que eu nunca experimentei.
Ok… agora que as regras deste game com jogos de plataforma foram apresentadas, podemos avançar para a primeira fase desta lista…
Levelhead
Para abrir esta lista com jogos de plataforma, decidi apostar no ótimo Levelhead. De certo modo, esse game sintetiza tudo aquilo que um título do gênero pode oferecer. Na verdade, ele vai além e até nos dá a oportunidade de construir as nossas próprias fases.
Como não poderia deixar de ser, por conta das suas premissas singulares, o título acabou chamando a atenção de muita gente. Não à toa, diversos criadores dedicam um bom tempo à geração de fases desafiadoras. Assim, os fãs de jogos de plataforma sempre acabam ficando um bom tempo presos ao game.
Mark of the Ninja
No início desta lista, destaquei que diversas desenvolvedoras adicionaram mecânicas criativas ao gênero e o fizeram evoluir ainda mais. Nesse caso, Mark of the Ninja acaba sendo um ótimo exemplo. Afinal, trata-se de uma aventura que conta com diversos elementos furtivos.
Ao apostar nesse game, a gente assume o papel de um ninja habilidoso, que deve fazer o possível para avançar sem ser notado. A jornada não é nada fácil e ainda temos passagens que focam em temas bem maduros. Em suma, para quem curte jogos de ninja, esse é um título obrigatório.
Limbo
Em certos casos, os desenvolvedores também fizeram questão de aprimorar as experiências promovidas pelos jogos de plataforma, adicionando narrativas bem desenvolvidas. Para ilustrar isso, temos Limbo, que encanta com seu estilo visual único e sua história pra lá de comovente.
Para resumir, posso dizer que esse game nos coloca no controle de um garotinho desesperado, que resolve entrar no limbo, com o intuito de saber o destino que foi atribuído à sua irmã. Sem dúvida, esse é um jogo que foge à regra e consegue surpreender de diversas formas.
Super Meat Boy Forever
Seguindo todas as premissas básicas dos jogos de plataforma, Super Meat Boy Forever se destaca por apresentar um nível de dificuldade absurdo. Sim, o jogo é bastante exigente e costuma punir aqueles que não estão prontos para encarar surpresas e realizar ações em cima da hora.
No que diz respeito à história, o game segue o clichê do herói tentando realizar um resgate, mas as fases são tão divertidas e desafiadoras que isso acaba ficando em segundo plano. Então, se você tem fé nas suas habilidades e quer encarar mais de 300 cenários, esse é o jogo certo.
Ori and the Will of the Wisps
Com seu estilo artístico único e sua história cativante, Ori and the Will of the Wisps não precisou de muito para se tornar um dos jogos mais impressionantes dos últimos tempos. O título aprimorou as qualidades do seu antecessor (que também é ótimo) e se tornou uma obrigatoriedade para os fãs do gênero.
Para encarar essa aventura, temos que assumir o controle do simpático Ori e fazer uso de diversas habilidades para superar os desafios que se escondem em cada cenário. O game exige movimentos rápidos, tem muitas mecânicas criativas e consegue prender a atenção do início ao fim.
Shovel Knight
Conforme conta a história, os primeiros jogos de plataforma que realmente tornaram o gênero popular surgiram na época do NES (o famoso Nintendinho). Por isso, Shovel Knight acaba se tornando uma verdadeira homenagem aos clássicos do lendário console.
Sim, o game tem gráficos retrô que mexem com as memórias dos veteranos e encantam quem joga. Apesar disso, suas ideias são bem interessantes, o gameplay é divertido e o time de personagens é um espetáculo à parte. Certamente, os jogos que inspiraram essa aventura foram bem representados.
Sunblaze
Infelizmente, o mundo dos games tem tantas opções que, em diversas ocasiões, certos jogos acabam não recebendo os devidos créditos por seu brilhantismo. E sim, esse é o caso do ótimo Sunblaze, que é um autêntico representante dos jogos de plataforma e uma opção realmente desafiadora.
Além do mais, o jogo toma como base uma premissa muito interessante. Isto é, as fases são estágios de um simulador de super-heróis que foi criado pelo pai da protagonista, a fim de treiná-la da melhor forma possível. Dica: não deixe os gráficos simpáticos te enganarem, o jogo é difícil pra burro!
Downwell
Simples, difícil e viciante. Essas palavras resumem muito bem o diferenciado Downwell. Esse é um game que segue as regras básicas do gênero, mas altera a perspectiva tradicional e coloca os players em fases verticais. Em outras palavras, nessa aventura, estamos sempre caindo.
Perfeito para quem procura por jogos para PC fraco, Downwell tem gráficos minimalistas e economiza bastante nas cores. Desse modo, a gente não tem muitas distrações para roubar a nossa concentração (e concentração é algo essencial para poder superar os desafios do game).
Kaze and the Wild Masks
Nos últimos anos, alguns devs do nosso país também vêm marcando presença entre os criadores de jogos. Sabendo disso, eu não poderia deixar de citar o incrível Kaze and the Wild Masks nesta lista. Não estou sendo tendencioso, o game é realmente muito bom e seu visual é lindo.
Para completar, ao longo da aventura temos a chance de vislumbrar algumas ideias que realmente fazem justiça a muitos clássicos do gênero. Enfim, se você quiser dar uma força para os jogos brasileiros, sugiro que não deixe de experimentar essa pérola indie.
Sonic Origins
Já que falei sobre clássicos entre os jogos de plataforma, nada melhor do que citar a coletânea Sonic Origins. Esse pacote incrível chegou para dar a todos a chance de reviver as melhores aventuras do icônico Sonic, com direito a gráficos aprimorados e uma boa série de novidades.
Cabe ressaltar que essa coletânea conta com quatro jogos clássicos e materiais extras que acabam funcionando como ótimos presentes para colecionadores. Portanto, podemos dizer que o pacote é um prato cheio para quem realmente é fã do ouriço azul.
A Hat in Time
Como eu destaquei lá no início deste post, os jogos de plataforma costumam focar em construções 2D, mas há alguns títulos 3D que chamam a atenção. Esse é o caso do excelente A Hat in Time, que está recheado com ideias criativas e mecânicas surpreendentes.
Além de contar com um mundo exuberante e cheio de cenários desafiadores, o jogo ostenta um arsenal de habilidades de dar inveja aos concorrentes. Desse modo, a gente acaba ficando vidrado no game por muitas horas. Enfim, vale a pena experimentar essa aventura.
Celeste
Voltando ao mundo 2D, temos Celeste. Esse foi um título que surgiu do nada e se tornou um fenômeno do mundo indie. Seu sucesso foi tão grande que o game chegou a concorrer ao prêmio de melhor jogo do ano na cerimônia do The Game Awards 2018 (no fim das contas, God of War foi o vencedor).
E a verdade é que o título merece todo o sucesso que fez. Seu level design é absurdo, a necessidade de precisão é grande e ainda temos uma narrativa cativante, com direito a momentos cheios de emoção. Com toda a certeza, esse é um game que merece uma chance.
Spyro Reignited Trilogy
Pulando para o mundo 3D novamente, chegamos a mais um pacote de jogos. Pois é! A coletânea Spyro Reignited Trilogy nos dá a chance de aproveitar versões refeitas de três jogos de plataforma que fizeram história no PS1 e transformaram o dragão Spyro em um personagem lendário.
Como os jogos da trilogia passaram por uma reconstrução, o game ficou muito mais agradável aos olhos e a história conseguiu cativar ainda mais. No que tange aos desafios, as coisas ficaram bem atrativas, graças à adição de mecânicas e melhorias. Resumindo, uma coleção digna de nota!
Crash Bandicoot 4: It’s About Time
Tão lendário quanto o dragãozinho Spyro, Crash é outro ícone do PS1 que nunca foi esquecido. Por conta disso, os devs não pensaram duas vezes e lançaram o ótimo Crash Bandicoot 4: It’s About Time, que adicionou um novo capítulo à história da franquia.
Mesmo sendo um título moderno, Crash Bandicoot 4: It’s About Time traz todos os atrativos dos jogos anteriores e mantém a reputação do seu insano protagonista no mais alto nível. Sendo assim, se você curtiu os jogos anteriores, não há muito o que pensar em relação a essa aventura.
Neon White
Neon White é mais um daqueles jogos que surgiram do nada e, de uma hora para a outra, se tornaram grandes sucessos. E mais, o game é uma verdadeira singularidade entre os jogos de plataforma, já que suas mecânicas também incluem cartas e puzzles desafiadores.
Vale ressaltar que Neon White é um jogo destinado aos players com raciocínio rápido e bons reflexos. Sua ação intensa e a movimentação incessante são desafiadoras, mas é inegável que a experiência é única e altamente recompensadora. Não deixe de conferir.
It Takes Two
Enquanto Celeste bateu na trave e não ficou com o prêmio de melhor jogo do ano, It Takes Two representou os jogos de plataforma com propriedade e se tornou o GOTY em 2021. De fato, essa foi uma vitória merecida, já que estamos falando de uma experiência cooperativa divertidíssima.
Ao longo das suas fases, o game nos desafia com muitos obstáculos e nos cativa com uma história cheia de momentos emocionantes. Para completar, ainda temos cenários impecáveis e a exigência de saber trabalhar em equipe. Em outras palavras, esse é um GOTY imperdível.
Psychonauts 2
Concluindo com maestria a tarefa de superar um antecessor lendário, Psychonauts 2 foi apontado como um candidato ao prêmio de melhor jogo do ano, mas acabou sendo superado por It Takes Two. Ainda assim, não faltam motivos para elogiar o título.
No controle de um personagem que já entrou para o time das lendas do mundo dos games, a gente se depara com missões surreais e fases desafiadoras. E como se isso não fosse o suficiente, ainda temos uma narrativa capaz de prender a atenção e gerar diversas reflexões.
Spelunky 2
Impulsionado pela presença de sistemas que geram experiências novas a cada fase, Spelunky 2 é considerado um dos jogos mais difíceis dos últimos tempos, fazendo justiça à presença de elementos típicos dos jogos roguelike. Curiosamente, o primeiro jogo já era complicado, mas esse veio feroz.
De qualquer modo, o fato é que a aventura acaba se tornando bem viciante, especialmente para quem curte acumular algumas frustrações. Felizmente, certas mecânicas foram criadas para promover períodos de relaxamento entre uma fase e outra, o que tornou o pacote mais atrativo.
Ratchet & Clank: Rift Apart
Quando a nova geração de consoles foi anunciada, Ratchet & Clank: Rift Apart foi apontado como um dos primeiros jogos a fazer uso do potencial das novas máquinas de forma relevante. Isso acabou gerando experiências visuais impecáveis e muitas horas de diversão para os players.
Tendo uma dupla de personagens lendários nos papéis principais e mais alguns coadjuvantes de peso, o game se tornou um dos exclusivos mais importantes da Sony e mereceu todos os prêmios e elogios que recebeu. Logo, podemos dizer que essa é mais uma aventura imperdível.
Rayman Legends
Apresentando gráficos que ficam no meio termo (entre o 2D e o 3D) Rayman Legends é um dos jogos de plataforma mais icônicos do século. O título conta com um time de personagens cativantes, fases com cenários impecáveis e desafios que conseguem prender o jogador diante da tela.
Como bônus, ainda temos opções para uma jogatina cooperativa, lutas contra chefões terríveis e modos de jogo que aumentam ainda mais o nível de dificuldade. Em síntese, podemos dizer que esse game oferece um pacote completo para os fãs do gênero.
Super Mario Odyssey
Na fase final desta lista, temos um dos títulos que pertencem à franquia que ajudou a moldar o grupo dos jogos de plataforma. Sim, Super Mario Odyssey nos dá a chance de curtir novas aventuras com o icônico Maio e sua turma. Aliás, as aventuras são realmente memoráveis.
Dotado de construções belíssimas, que mesclam o retrô e o moderno com perfeição, Super Mario Odyssey é cativante e criativo. Todas as fases são muito bem construídas e a essência da franquia é mantida, mesmo com um bom punhado de inovações.
Tem outros jogos de plataforma para sugerir?
Como eu destaquei assim que defini as regras desta lista, reuni aqui alguns jogos de plataforma que já curti e que se apresentaram como ótimos desafios. Porém, apesar de eu saber que a seleção é boa o bastante para garantir muitas horas de gameplay, também sei que há outras opções de qualidade por aí.
Por isso, se você curtiu a lista ou deseja fazer alguma sugestão, peço que não deixe de compartilhar o post nas redes sociais e de marcar o Carrossel Geek. Assim, vou poder ficar de olho nas suas dicas e ter a chance de adicionar mais jogos de plataforma à minha lista de desejos.